20 janeiro 2016

BC: O padrão exigido pela sociedade

O tema de hoje é diferente e acho que vale muito a pena  compartilhar com vocês. Ainda mais que essa semana tivemos a notícia que mais uma modelo morreu fazendo um procedimento estético. O que nos leva a pensar: Será que a sociedade exigi isso mesmo de nós mulheres ou nós mesma que exigimos isso?

Não podemos negar que estamos sempre querendo mudar, melhorar algo aqui, algo ali. Mas até que ponto isso vale a pena? Até que ponto isso pode virar uma obsessão e até matar?

Isso não é de agora, isso vem de séculos, onde podemos ver que o corpo da mulher veio mudando gradativamente. Antigamente as mulheres tinham curvas, não usavam tanta maquiagem, se preocupavam com a beleza sim, mas de uma forma branda. Hoje em dia vemos mulheres na ditadura da beleza das passarelas, magras, bem magras, ou aquelas que estão a procura de um corpo sarado, que não ficam satisfeitas enquanto não tiver aquela perna bem definida ou o bumbum durinho. A mídia está sempre esfregando na nossa cara o padrão de beleza da mulher. Por isso achamos necessário querer mudar. Achamos necessário mudar para se igualar, não para viver bem.
A sociedade em que vivemos nos mostra que não podemos ter nossa identidade. Temos que ser iguais as modelos fitness, não podemos nem ser muito magra e nem ser muito gorda. O que é visto com estranheza pela sociedade. Se você é magra, sem corpo, sem perna, sem peito você não é gostosa, se você é gorda, você é vista com uma pessoa anormal. E isso não é visto somente no corpo: Se tem cabelo liso é bonita, se tem cabelo black ou cacheado é feia. Se é branca com olhos azuis é perfeita, mas se a pessoa é negra do cabelo 'ruim' como muitos dizem, a pessoa é feia. 
Ninguém é igual a ninguém. Ninguém é obrigado a se vestir do jeito que a sociedade impõe. Ninguém é obrigada a viver na alguém olhando torto. Ninguém é obrigado a ser magra por que a sociedade da beleza diz que ser magra é melhor ou que ser saradona é maravilhoso.

Não podemos deixar que a sociedade e a mídia nos diga o que é certo e errado.
Não podemos esquecer a nossa individualidade e a natureza da nossa beleza. Temos que nos amar do jeito que somos, cuidar da nossa saúde, do nosso bem estar, ter uma vida saudável, porém não uma vida imposta, onde a sociedade diz 'A' e você é errada por ser 'B'. Vamos deixar de nos criticar, vamos parar de querer mudar. Vamos mostrar nossa real beleza e deixem que fale. Faça o que seu coração mandar, faça o que sua razão alertar, não o que você ver por aí, não o que a sociedade te impõe a fazer. O corpo é seu, a vida é sua! Seu corpo, suas regras! Lembre-se!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Com certeza. Seguindo esse padrão tudo fica bem melhor.
      Já somos tão cobradas, que não vale a pena ser infeliz com a gente mesmo!
      Beijos ♥

      Excluir
  2. Acredito que nós nos cobramos mais devido a sociedade exigir mais, ambos tem relação. A vaidade feminina é grande mas antes as pessoas se sentiam bem sem ter o excesso, e o excesso mata como o que está acontecendo infelizmente! Amei seu post linda para parabéns! bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, o excesso mata! Acho exagerado a pessoa já ser bonita, modificada esteticamente ou não e ainda assim não está satisfeita. Parece que quanto mais plástica mais bonita ela se acha. Nunca está satisfeito com o que tem ou o que adquiriu. Eu acho meu nariz feio, faria uma plástica, mas por enquanto não estou exigindo isso de mim. Não tenho peito suficiente, colocaria silicone, mas comecei a me aceitar sem a quantidade de peito que quero para usar uma blusa decotada. Enfim, temos que nos aceitar. Temos que receber as criticas e não tentar mudar para agradar a todos.
      Beijos

      Excluir
  3. Acredito que o padrão exigido tanto pela sociedade como pela midia é que faz nos mulheres ficarmos tão bitoladas com nossos corpos.
    Acredito que nenhuma mulher gosta de acordar e de se sentir feia/gorda, e como elas chegam a essa conclusão? Baseado no que a sociedade diz e no que a mídia mostra.
    O primeiro passo pra mudar isso é nos amar e mostrar pro resto do mundo que isso é possível e que precisa ser aceito e respeitado. Que uma gorda pode sim se sentir bonita e gostosa e isso precisa ser respeitado.

    www.blogbiancafranca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo.. Acredito nisso. Todos nós nos amamos como somos. Sem seguir um padrão imposto por ng!
      beijos

      Excluir
  4. Nossa amiga adorei o texto, muito inteligente! Esse assunto é muito sério, as vezes não só a sociedade nos impõe esses padrões de beleza, nós mesmas nos impomos. E será se vale a pena? Eu tiro por mim, nunca fui gorda, sempre fui muito magra e alta, na escola me chamavam de Olívia Palito, magricela, esqueletica, e depois dos meus 28 anos comecei a engordar e isso quase acabou comigo! As pessoas me perguntavam por que eu estava gordinha, e aquilo me assustava. Comecei a fazer dietas desesperadamente até prejudicar minha saúde. Hoje procuro me alimentar de forma saudável, mas nunca mais faço algo para prejudicar minha vida por causa de um padrão de beleza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você engordou?? Nossa, nas fotos vc está sempre tão magrinha. Pois é, a mudança é algo que nos assusta e por isso acabamos cometendo esse tipo de coisa que só nos prejudica. Mas nunca seremos obrigadas a mudar, por que A ou B deseja, ou por que somos impostas. Mudanças são sempre bem vindas, eu penso assim, mas que seja de forma certa e com saúde.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar. Volte sempre.