18 fevereiro 2016

Cronograma Capilar - Parte 2: Hidratação, Nutrição e Reconstrução

Olá, gente!!
No post anterior, eu falei para vocês o que seria o cronograma capilar. E hoje irei falar das etapas desse tratamento. As etapas são bem simples. Hidratação, Nutrição e Reconstrução.
Eu to tentando trazer o máximo de assunto para vocês, diante das pesquisas que eu fiz e também diante do meu primeiro cronograma, que eu já mencionei no post anterior né? Mas gente, as vezes os sites são falhos, então pode ser que eu diga algo a mais ou até a menos do que vocês precisam saber, porém não deixarei ninguém na mão.


A fibra capilar é composta por queratina que contém na em sua estrutura 18 aminoácidos (Cistina, Acido Glutâmico, Serina, Arginina, Treonina, Leucina, Acido Aspártico, Valina, Glecina, Prolina, Alanina, Lisina, Isoleucina, Feninalalanina, Tirosina, Histidina, tripofano, metionina). E além disso temos água, lípidios, iodo, ferro, zinco. Todos eles juntos mantém o cabelo bonito e saudável.
Você sabia que o fio é composto por 3 partes??

Medula - É a camada central do fio, é a mais interna
Córtex - É a região intermediaria do fio. Responsável pela resistência e elasticidade (queratina e aminoácidos) e a cor (melanina). É nessa região que ocorre a transformação da estrutura do cabelo.
Cutícula - É a parte externa do fio. Que é composta por células sobrepostas entre sim que ficam encaixada como se fossem escamas de peixe. É responsável pelo brilho e tem função de proteção das estruturas internas. 

Agora podemos passar para as etapas do cronograma capilar, pois vocês já sabem do que é composto o nosso cabelo. O CC é baseado em 3 etapas: Hidratação, Nutrição (também conhecida como Umectação) e Reconstrução.

Hidratação: É feita a reposição de água
Nutrição (Umectação): É feita a reposição de lipídeos (gordura)
Reconstrução: É feita a reposição da massa capilar, onde daremos força á fibra capilar.

A tabela abaixo vai te ajudar na hora de identificar em qual etapa do cronograma capilar uma determinada máscara irá se encaixar. Por isso que mencionei no post anterior que era importante a leitura e conhecimento dos componentes dos produtos que irá usar. Não devemos confiar no que a marca vende, as vezes vende uma máscara que é para hidratação e quando lemos o rótulo tem componentes para nutrição, por exemplo. E ai quando você vai ver tá errando no cronograma por falta de leitura.
E então no próximo post iremos falar em como montar a tabela de tratamento.

Beijos e até mais.

2 comentários:

  1. Adorei o post! Quero muito fazer o cronograma capilar.

    Beijoss ♥
    http://girlsdetudoumpouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju !! Estou acompanhando o passo a passo. Quero começar, em breve, meu cronograma. Beijinhos.

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Volte sempre.