20 março 2015

Parabenos

Eu sei que muitas de vocês que seguir aqui o blog, nem devem saber o que isso se trata e deve está se perguntando: Mas que droga é essa de parabenos? E então segundo a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) os parabenos são substancias utilizadas nas formulações dos cosméticos para a conservação dos produtos, afim de evitar a contaminação de micro-organismos. Por apresentarem baixo custo, são bastante empregados em diversos cosméticos e até mesmo em alimentos para preservar a conservação dos produtos. Em 2004, a Universidade de Realing, no Reino Unido, publicou no Journal of Applied Toxicology, que os parabenos podem, de fato, apresentar propriedades estrogênica, podendo contribuir para além de desequilíbrios hormonais, para o aparecimento do câncer de mama. Os cientistas ingleses estudaram 20 casos diferentes de câncer de mama, durante 3 anos e chegaram à conclusão de que havia concentração de parabenos nos tecidos cancerígenos dos seios. Muitos pesquisadores afirmam que o uso de desodorantes aumenta o risco de câncer de mama, já que a axila é próximo a mama.
O parabeno tem a estrutura química parecida com a do hormônio estrogênio. Quando aplicamos um cosmético que possua parabenos, ele é absorvido através da pele, vai para as glândulas e logo após para a corrente sanguínea, sendo interpretado pelo nosso sistema endócrino  como estrogênico. O excesso de estrogênio no organismo pode gerar problemas como: baixa libido, depressão, ansiedade, retenção de líquido e consequentemente inchaço, falta de concentração e até câncer de útero e mama.

Ainda não existe um estudo que comprove 100% a relação dos parabenos com o câncer de mama, mas depois que essa pesquisa foi lançada muitas marcas começaram a repensar sobre a utilização dos parabenos.
Se realmente fizesse mal teríamos usado esse conservante por tanto tempo? Há em nosso organista resíduos do conservante, será que estamos em perigo?

Enfim, meninas, eu espero que gostem do post. E deixem sua opinião sobre os parabenos. Gostaria de ler o que vocês acham sobre isso.
Beijos

2 comentários:

  1. nossa, é mt perigoso, realmente super prejudicial pra saude né! temos que ficar atentas pra tentar consumir produtos sem isso!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci através de uma amiga e ela me ensinou tudo sobre. Post super bem feito e vai ajudar muito as meninas que não conhece.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Volte sempre.